Serra do Cabral

  • Serra
  • Buenópolis
  • Minas Gerais
  • Tombado
  • Bem cuidado

Descrição

A Serra do Cabral é isolada por uma depressão com extensão de aproximadamente de 40 quilômetros de larguras sendo um divisor de águas entre os rios das Velhas e Jequitaí, afluentes do São Francisco. O tombamento estadual da Serra do Cabral e sua declaração como monumento natural foram instituídos em 1989.

O tombamento estadual da Serra do Cabral e sua declaração como monumento natural foram instituídos pelo art. 84 dos Atos das Disposições Transitórias da Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989.

A Serra do Cabral é isolada por uma depressão com extensão de aproximadamente de 40 quilômetros de larguras sendo um divisor de águas entre os rios das Velhas e Jequitaí, afluentes do São Francisco. Teve papel importante na ocupação do território mineiro, sendo elemento norteador de paulistas e baianos, que percorriam o “Caminho da Bahia”. No fim do século XVIII e início do século XIX, a exploração do salitre da Serra do Cabral foi de grande importância para a fabricação de pólvora no Rio de janeiro. No final do século XIX e início do XX, a Serra do Cabral teve seu auge na extração do leite de mangabeira para o fabrico da borracha.

  • Tombado em 1989
  • Jurisdição Estadual

what3words

///correio.temperamento.desfecho

Comentários

Adicionar comentário e fotos

Responda a uma avaliação

Clique no botão acima para enviar uma mensagem ou reclamação, solicitando reparos ou correções no local. Sua mensagem será encaminhada ao órgão responsável.

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar