Fazenda São Paulo
Descrição
A Fazenda São Paulo em Valença-RJ foi tombada por sua importância cultural para a cidade.
A visão panorâmica que se tem ao se aproximar da Fazenda São Paulo identifica claramente as edificações, destacando-se os dois patamares que configuram sua parte funcional e a implantação do conjunto, com morros aos fundos e extensa área plana à frente, delimitada pela confluência de dois cursos hídricos, o rio Rochedo e o rio São Fernando.
De propriedade de Antônio Joaquim Fortes de Bustamantes, a unidade de produção de café era composta de diversas edificações, entre elas, senzala, tulhas, enfermaria para escravos, engenho para socar café e engenhos de cana e de farinha de mandioca, além de moinhos, alambiques, estrebaria e paióis.
As duas principais edificações – a casa-sede e o engenho – implantam-se em sequência, com recuo do antigos engenho, mantendo ambas a mesma linguagem arquitetônica, caracterizada pela conformação em bloco de aparência maciça, mesma cadência na composição dos cheios e vazios da fachada principal distribuída em dois pavimentos, telhado em quatro águas e vãos do pavimento superior em arco quebrado. Resulta em uma visão imponente, realçada pelo imenso terreiro de secar café á frente.
Exemplares da arquitetura rural fluminense vinculada à fase áurea do ciclo do café, essas fazendas compõem um rico acervo de informações da estrutura funcional, das maneiras de viver e produzir e das soluções programáticas materializadas nos complexos construídos, seja nos modelos mais simplificados ou nos requintados representantes desse importante e breve período econômico da históriado Vale do Paraíba fluminense.
Localização
what3words
///calouros.pilhagem.pufes