Estação Ferroviária e Armazém
Descrição
A edificação servia à Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, fazendo parte do ramal Porto União- São Francisco do Sul. O Ramal, constituído por 25 estações com 461 km de extensão, o único da rede catarinense ligado à rede ferroviária nacional, desempenhou importante papel como a melhor opção de transporte para vencer a serra Dona Francisca.
A Estação e o Armazém foram inaugurados em 1913, construídos fora do local de fundação da cidade. A abertura trouxe o desenvolvimento do município em sua direção. Trata-se de arquitetura ferroviária, com projeto similar às outras estações do ramal, caracterizada por planta retangular alongada, recoberta por telhado único em duas águas e telhas francesas.
A Estação, executada em alvenaria de tijolos autoportantes rebocado, está dividida em dois usos - comercial e residencial - ambos com entradas individuais e comunicação interna. O comercial é o escritório da estação, com serviço de telégrafo, e o residencial é a Casa do Agente Ferroviário.
A fachada principal, local de embarque e desembarque do trem, está dividida em cinco vãos com uma abertura cada, portas de madeira e vidro com bandeira fixa, protegida com cobertura em meia água composta pelos mesmos materiais, sustentada por seis mãos-francesas.
O Armazém, com volumetria similar à Estação ferroviária, difere da mesma por ter estrutura e revestimento em madeira e possuir cobertura meia-água com rampa e portas de acesso para os dois lados.
Esse patrimônio foi tombado pela FCC em 1998.
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