Conjunto Cultural Funarte

  • Conjunto
  • Brasília
  • Distrito Federal
  • Tombado
  • Bem cuidado

Descrição

O Complexo Cultural Funarte Brasília abrange ambientes diferenciados de produção e fruição artística. A Sala Cássia Eller acolhe espetáculos locais e nacionais de música popular brasileira. Já o Teatro Plínio Marcos, um dos mais privilegiados espaços da Capital Federal, é ocupado por edital ou por cessão de espaço com espetáculos de artes cênicas e música, por artistas locais e grandes nomes nacionais. Com 517 lugares, este espaço está à disposição de grupos para ensaios de suas montagens e abriga, também, encontros, seminários, oficinas e cursos de interpretação para atores de teatro.

Na área de artes visuais, a Galeria Fayga Ostrower e o Espaço Marquise/Entorno exibem mostras de arte contemporânea que divulgam a obra de artistas regionais e nacionais.

Fonte: Funarte.

Espaço Marquise: Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), a marquise interliga os espaços culturais da Funarte. Devido à diversidade de propostas contemporâneas que não se adequam ao espaço fechado das galerias, a partir de 2003 a Funarte disponibilizou a área externa do Complexo Cultural com a Marquise e/ou Entorno, englobando a marquise e o gramado do Complexo Cultural.

Fonte: Funarte.

Galeria Fayga Ostrower: Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), complementa o Complexo Cultural da Funarte, para atender às mostras de artes visuais. O nome homenageia Fayga Ostrower (1920-2001), gravurista nascida em Łódź, Polônia, que se tornou uma das mais importantes artistas no Brasil do século XX, destacando-se também como educadora em arte no Brasil e nos Estados Unidos.

Fonte: Funarte.

Sala Cássia Eller: Com 214 lugares, abriga apresentações de música popular e erudita. Este espaço, aberto em 1977 com o nome Sala Funarte, passou por ampla reforma em 2001, sendo rebatizado no ano seguinte, numa homenagem póstuma à cantora. Sua ocupação é feita mediante edital, uma vez que a Sala é oferecida aos artistas com toda a infra-estrutura.

Fonte: Funarte.

Teatro Plínio Marcos: Inaugurado em 13 de março de 1991 como Casa do Teatro Amador, o atual Teatro Plínio Marcos foi projetado por Oscar Niemeyer e executado pela Fundação que leva o nome do arquiteto de Brasília, com supervisão do CTAC – Centro Técnico de Artes Cênicas da Funarte.

Criado para atender aos anseios da Confederação Nacional de Teatro Amador – Confenata -, trata-se de um espaço multiuso, com oficinas, salas, refeitório e alojamentos, apto para acolher grupos de todo o país.

As obras foram custeadas pela Fundação Bradesco e o teatro está situado ao lado da Sala Cássia Eller, transformando o espaço entre a Torre de TV e o Centro de Convenções em um importante corredor cultural na Capital Federal.

Em 2001 o espaço passou pela primeira reforma – cadeiras substituíram arquibancadas de cimento – e foi rebatizado como Teatro Nacional Plínio Marcos. Em 2004, após uma nova reforma, o Teatro foi entregue aos artistas de Brasília, e de todo o país.

Fonte: Funarte.

SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Processo de Tombamento: De acordo com o Art. 6 da Lei Distrital nº 47/1989, “Os bens tombados pela União, localizados no Distrito Federal, serão inscritos ex officio nos Livros de Tombo definidos no art. 8º desta Lei”.

Fonte: Câmara Legislativa do Distrito Federal.

  • Processo 1550-T-2007
  • Jurisdição Estadual

what3words

///candles.loudly.locker

Comentários

Adicionar comentário e fotos

Responda a uma avaliação

Clique no botão acima para enviar uma mensagem ou reclamação, solicitando reparos ou correções no local. Sua mensagem será encaminhada ao órgão responsável.

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar