Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Capela de Santana e da Fazenda Pé do Morro
Descrição
O tombamento estadual do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Fazenda Capela de Santana e Casa Sede da Fazenda Pé do Morro foi aprovado pela Deliberação CONEP 03/2009, de 17 de dezembro de 2009, e inscrito nos Livros do Tombo I – Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico –, II – de Belas Artes – e III – Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.
A Fazenda Pé do Morro e seu casarão, exemplar da arquitetura rural colonial brasileira, estão localizados junto à Estrada Real, entre Ouro Preto e Ouro Branco. Sua origem, no século XVIII, está relacionada ao abastecimento da crescente sociedade mineradora da região, tendo também servido de abrigo a viajantes e contrabandistas de ouro. Isolada, com partido arquitetônico em “L”, a sede possui pátio anexo e outras construções em suas proximidades. Podem ser verificadas duas fases construtivas, uma do século XVIII, quando foram feitos um bloco linear com paredes espessas de cerca de 70 cm e porões usados como senzalas, e outra do XIX, quando uma ala menor foi construída com estrutura autônoma de madeira e vedações em pau-a-pique e avarandado em balanço. O ritmo harmonioso da fachada evidencia influências urbanas na linguagem arquitetônica, fenômeno comum em grandes construções rurais. Internamente, predominam os pisos em tabuado corrido e os forros em madeira e esteira. A casa foi restaurada de acordo com projeto dos arquitetos Éolo Maia e Jô Vasconcellos. A capela, paralela ao bloco original da casa sede, se destaca das demais capelas rurais por ter sido construída na década de 1980. Considerou-se construí-la com inspiração no estilo colonial e aproveitando estruturas remanescentes de outra edificação, mas a solução adotada foi a linguagem arquitetônica contemporânea, com a utilização das ruínas de pedra para o altar-mor, estrutura de aço e vedações em vidro colorido e madeira, cobertura de telhas galvanizadas. O contraste do desenho e dos materiais confere harmonia e beleza estética ao conjunto, que abriga seis imagens sacras.
Localização
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