Casa Grande do Engenho Guaporé
Descrição
[…] O engenho Guaporé foi instalado no topo de uma colina localizada na planície de inundação fluvial do rio Ceará-Mirim. Outro ponto importante de sua inclusão na paisagem, em muitos pontos da sede do município a casa grande do engenho pode ser avistada. Desse modo, a visibilidade a partir do engenho é bastante privilegiada, com a frente dacasa está virada para sede do município podemos avistar todo o município como também o Vale.
O engenho foi fundado pelo Dr. Vicente Inácio Pereira, genro do Barão de Ceará-Mirim, casado com Isabel Augusta Duarte Varela, nas terras dosítio Bonito que foi adquirida através de uma troca com o sítio Ilha Bela. Não temos a data exata do fim das atividades do engenho, no anuário de produção de 1925 o engenho Guaporé aparece como fechado.
[…]
Das edificações ligadas ao engenho restou somente a casa grande, construída em meados do século XIX por Vicente Inácio Pereira. A casa grande do engenho Guaporé tornou-se um dos principais palcos de inúmeros encontros políticos que discutam sobre a situação da região e da província.
[…] Construída no estilo neoclássico, apresenta partido de planta retangular, desenvolvida em um pavimento, notando-se ainda a presença de um sótão. Sua cobertura é feita em duas águas.
A acsa apresenta uma fachada simétrica emoldurada por colunas e cimalha. Possui uma janela central, ladeada por duas portas de acesso, e seis outras janelas, todas em arcos plenos,com cercaduras de massa. As esquadrias são de venezianas, de madeira pintada e vidros, com bandeiras de vidro, dispostos em forma de rosácea.
No finaldos anos 1960, o prédio apresentava-se em precário estado de conservação. No ano de 1979, o prédio foi restaurado pela Fundação José Augusto e sendo posteriormente tombado pelo governo do estado em 16 de dezembro de 1988. Transformado em museu, com a denominação de “Museu de Nilo Pereira”, sob a responsabilidade da Fundação José Augusto em parceria com a Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim. Arualmente, o museu está fechado e o prédio abandonado.
Fonte: Daniel Bertrand.
what3words
///composer.cunning.freed