Conjunto Ferroviário da Antiga Estrada de Ferro de Bragança

  • Ferrovia
  • 1883
  • Castanhal
  • Pará
  • Tombado
  • Bem cuidado

Descrição

A Estrada de Ferro de Bragança foi a primeira ferrovia construída na Amazônia, as obras iniciaram em 1883 pelo Governo Provincial sendo concluídas em 1908 pelo Governo do Estado. Esta via férrea foi implantada para otimizar o escoamento da produção agrícola e a conexão entre a Capital do Pará (Belém) e as colônias agrícolas localizadas no Nordeste do Estado, tendo Bragança como cidade polo da Zona Bragantina.

A construção desta linha férrea objetivou incentivar a ocupação das colônias agrícolas presentes na Região Bragantina, fomentando o aumento da mão de obra atuante na lavoura, com intuito de atender a demanda do mercado interno e a exportação. Outro propósito da ferrovia era viabilizar a conexão por terra entre a capital do Pará (Belém) e a capital do Maranhão (São Luiz). Entretanto, o alto custo do empreendimento permitiu que somente parte do projeto fosse executado (SARQUIS, 2017).

A linha central (tronco) da Estrada de Ferro de Bragança percorria treze municípios (Figura 1): Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel do Pará, Castanhal, São Francisco do Pará (antiga Anhangá), Igarapé-Açú, Nova Timboteua (antiga São Luiz), Peixe-boi, Capanema, Tracuateua e Bragança. Os principais ramais da ferrovia eram: Ramal de Prolongamento (linha urbana de Belém), Ramal do Pinheiro (atual Distrito de Icoaraci em Belém), Ramal de Benfica (Benevides), Ramal de Santo Antônio do Prata (Igarapé-Açú) e Ramal de Benjamin Constant (Bragança).

  • Tombado em 1982
  • Jurisdição Estadual

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