Painéis dos Murais da Libertação-Prelazia
Descrição
Os Painéis dos Murais da Libertação-Prelazia, na cidade de São Félix do Araguaia-MT, foram tombados por sua importância cultural.
Os Murais da Libertação do pintor espanhol Maximino Cerezo Barredo, 11 murais do pintor, feitos entre 1977 e 2001, em igrejas da Prelazia de São Félix. Sua obra mescla motivos religiosos e crítica social. Com direito indiscutível, Maximino Cerezo Barredo – Mino, na intimidade pode ser considerado o pintor da libertação, suas inúmeras obras de pintura e desenho.
Sacerdote, Missionário Claretiano, Cerezo nasceu em Villaviciosa, Astúrias, Espanha, em 1932. O estilo de Mino é inconfundível, e nele se confirma o axioma: ele é o seu estilo. Certos temas ou certos gestos são obsessivamente declarados: a pomba do Espírito, os braços e as ferramentas em alto, os pés desnudos, os olhos profundos – vindo da memória persistente, indo para o futuro conquistado, as testemunhas tombadas entre flores, a comunidade, a partilha.
As cores nas pinturas de Cerezo, são uma totalidade sinfônica, todas presentes, sempre vivas e novas entre si complementares.
Fonte: Governo do Estado.
what3words
///vidinha.rabiscar.florescência