Igreja de São Francisco de Paula
Descrição
A Igreja de São Francisco de Paula, em Goiás-GO, foi tombada por sua importância cultural.
O tombamento inclui todo o seu acervo (imagens, alfaias e móveis antigos entre outros), de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
Edifício de arquitetura religiosa, situa-se em pequena elevação às margens do rio Vermelho, no Centro Histórico da cidade de Goiás. Construção de 1761, tem paredes em taipa de pilão e telhado em telha de barro canal. Tem fachada plana, com cruzeiro de madeira no adro e torre sineira do século XIX separada do corpo da igreja. O tombamento abrange também forros e retábulos policromados, imagens, alfaias e móveis antigos.
Construída em 1761, por iniciativa de Antônio Tomás da Costa, sofreu alterações ao longo dos anos, perdendo sua estrutura primitiva. A pintura do forro da nave e da capela-mor são de autoria de André Antônio da Conceição, em 1869.
Sua fachada é simples, de estilo colonial, e pináculas nos pilares de sustentação. O campanário externo lembra um quiosque de madeira. No interior da igreja há o arco cruzeiro, de linhas clássicas, o altar-mor, de linhas simples, salvo as duas volutas encimadas por uma concha, além do sacrário, também com talha muito simplificada. Não há douração primitiva. A igreja possui uma valiosa coleção de imagens, suas preciosas alfaias.
what3words
///capacete.sendo.douro