Paço imperial

  • Palácio
  • 1859
  • Penedo
  • Alagoas
  • Tombado
  • Bem cuidado

Descrição

imponente sobrado, em estilo colonial, propriedade da FAMÍLIA LEMOS ARAÚJO, foi construído em fins do século XVIII. Em 14 de Outubro de 1859, foi transformado em “Paço Imperial” para acolher, sua Majestade, o Imperador do Brasil, D. PEDRO II, o qual vindo da Bahia com destino a Cidade de Paulo Afonso, desembarcou e hospedou-se na Cidade de Penedo.

Por um pequeno período Penedo, “Mui Nobre e Sempre Leal”, foi Sede do Governo Imperial. O imaginário popular conta, o ilustre visitante teria usa a seguinte expressão: “o local é muito bonito e creio que deveria estar aqui a capital da província.”Antes de seguir viagem, o Imperedor D Pedro II, assistiu missa na Igreja de Nossa Senhora da Corrente e no dia 16 de outubro de 1859, o “Vapor Pirajara” sobe o Rio São Francisco levando em seu bojo o Imperador Pedro II.A fachada do imóvel era tipicamente colonial, porém na gestão do Dr. EUCLIDES VIEIRA MALTA, (Governador de Alagoas – 1900 a 1903 e 1909 a 1912), sofreu modificações, sendo o prédio destinado para o funcionamento da COLETORIA ESTADUAL. Na década de 1980, transformou-se no “Museu do Paço Imperial”.

Seu acervo guarda objetos do período Imperial Brasileiro, onde estão expostas porcelanas, mobiliário e objetos que contam parte da história da cidade e do Brasil. Em 04 de março de 2002, foi reaberto ao público, após o período de reforma. Atualmente o “Museu do Paço Imperial” é administrado pela Fundação Educacional do Baixo São Francisco Dr Raimundo Marinho (fundada em 13/08/1971) e em seu piso superior foi instalado o Museu do Paço Imperial e no térreo o “Memorial Raimundo Marinho”, uma peça importante no aspecto cultural, pois preserva a história e registra o desenvolvimento de Penedo. As instalações são climatizadas e obedecem às modernas técnicas museológicas. O acervo didaticamente disposto serve a estudantes e pesquisadores.Reinaugurado em 29 de novembro de 2003, o “Memorial Raimundo Marinho” reserva a história do seu patrono e da cidade de Penedo entre as décadas de 1960, 1970 e 1980, período em que, sob a administração de DR RAIMUNDO MARINHO, o município alcançou amplo desenvolvimento econômico e cultural.

  • Tombado em 1982
  • Processo 1693/82
  • Jurisdição Estadual
  • Ato administrativo 5013 de 08/02/82
  • Livro de tombo Livro de Tombo nº 2 - Edifícios e Monumentos Isolados.

what3words

///farra.soro.virá

Comentários

Adicionar comentário e fotos

Responda a uma avaliação

Clique no botão acima para enviar uma mensagem ou reclamação, solicitando reparos ou correções no local. Sua mensagem será encaminhada ao órgão responsável.

Enviar relatório de listagem

Isso é privado e não será compartilhado com o proprietário.

Your report sucessfully send

Compromissos

 

 / 

Entrar

Enviar mensagem

Meus favoritos

Escreva sua mensagem

Reivindicar o Negócio

Compartilhar